PT2020: Programa INTERFACE

com 1400 Milhões de euros para ligar conhecimento e necessidades. O Interface, incluído no Programa Nacional de Reformas, tem como objetivo promover a densificação do território nacional através de atividades baseadas no conhecimento.

Laboratório Colaborativo

Os Laboratórios Colaborativos são associações de unidades de investigação, instituições de ensino superior, empresas, instituições intermédias e de interface, centros tecnológicos, associações empresariais e parceiros do tecido produtivo, social e cultural.

Tendo como objetivo garantir um programa de Agendas de Investigação e Inovação assumidas de forma colaborativa, consagrando um compromisso com o conhecimento e a ciência que estimule o emprego científico, os Laboratórios Colaborativos visam facilitar a criação de emprego qualificado, gerar valor económico, e mobilizar a capacidade de produção industrial.

Clube de Fornecedores

Integrado no Programa Interface, o projeto Clube de Fornecedores tem como objetivo posicionar as pequenas e médias empresas (PME) em cadeias de valor internacionais, com o suporte de empresas líderes mundiais instaladas em Portugal.

Apoio aos Centros de Interface

O Interface vai criar incentivos entre o ensino superior e as empresas, fazendo a ponte do conhecimento à necessidade de inovação empresarial e vai ter um valor de 1400 milhões de euros nos próximos seis anos.

Clusters de competitividade

O Programa Interface integra ainda os clusters de competitividade, que são plataformas de conhecimento e de competências constituídas por parcerias que integram várias organizações que partilham uma visão estratégica comum: maximizar a competitividade através da cooperação e de economias de escala.

Medidas concretizadas

• A criação do Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular;

• A certificação de Clusters que estimulem a integração de empresas, associações e instituições em plataformas de conhecimento e competências que potenciem a produção e integração em cadeias de valor internacionais;

• A assinatura dos primeiros protocolos de Laboratórios Colaborativos nas áreas aeroespacial e da mobilidade elétrica;

• A abertura de financiamento do Portugal 2020 para o Sistema de Incentivos a Ações Coletivas plurianual, o Sistema de Incentivos à I&D Tecnológica, o SI I&DT, para apoio a projetos demonstradores de novas tecnologias e o Clube de Fornecedores.


Para mais informações e esclarecimento de dúvidas:

Ricardo Carvalho | Business Unit Manager - Project Finance Audite

Coloque-nos as suas dúvidas. Poderá fazer o seu pedido de informação AQUI

email LinkedIn  +351 214 149 358/59 | Tlm: +351 96 491 69 24

Mais notícias